sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sobre o Haiti no Amazonas

Um dos assuntos mais comentados em nossa cidade é a problemática dos haitianos. Um problema que está aí na cara de todos: população, governantes (em todas as esferas do poder), ocupados e desocupados. Mas, e aí quem está deixando esse povo vir aos montes pra cá? A resposta está em Brasília, nossa capital federal, acho que lá pras bandas da esplanada dos ministérios. Ao invés de frear a entrada está dando mais esperança aos que vêm, distribuindo os vistos a rodo, e tornando legal (principalmente a quem entrou ilegalmente) sua estada na Pátria Mãe Gentil. E o que tem Manaus com isso?


Manaus está sendo o ponto final da viagem, que passa por Tabatinga (que não é Brasil, segundo alguns imigrantes ilegais). Dá pra dormir com esse barulho? Acredito que não! Por tudo que já li sobre o assunto tenho a seguinte impressão: coloquem alguém na entrada de Manaus para barrar todo mundo! 

- Estou mentindo?? E ninguém tem a coragem de assumir a sua postura de segregação étnica. Muito feio isso, e não me venham com discurso de abaixo ao preconceito e tudo mais.

O problema é de ordem Federal, e sendo assim, Estado e Município ficam sem tomar nenhuma postura...não empata e nem saí de cima, nem dá suporte para que a Igreja Católica, centros espíritas e outras instituições possam abrigar as pessoas (vocês são os caridosos, se virem!), e aí gente como faz? A ajuda parte de onde? De nós, cidadãos mortais que pagam impostos e ainda somos lesados (vide o monumento da Ponte Rio Negro que custou 5,5 milhões e está sendo demolido), nós é que vamos resolver esse assunto? Não me importo com a vinda controla deles para Manaus, mas custa dificultar um pouco? Lembro em ter visto uma entrevista com um haitiano que ele dizia assim: “Cheguei ao Brasil com aproximadamente 36 mil reais, e hoje não tenho mais nada.". Esse dinheiro não dá pra ele se manter aqui até regularizar sua situação, e quem sabe começar uma nova vida?!

Acho lindo e fico emocionado quando os governantes dizem: "Eu tenho que me preocupar com os manauaras!" Tudo bem, mas a sua política de preocupação está dando algum resultado?? É só ler e ver os jornais, portais, telejornais e afins (programa sensacionalista não conta, é desgraça o ano inteiro, menos na eleição onde só mostra entrega disso e daquilo), os relatos são os mais absurdos: assaltos, sequestros, galeras e drogas. Só não coloque isso tudo na conta dos haitianos, aí só falta dizer que o surto na segurança começou agora. Não temos o nariz furado ao contrário. É essa a preocupação com os manauaras? Se for, parem de se preocupar comigo... eu me viro sozinho, não venha pedir meu voto!

E quanto à população mais esclarecida de Manaus eu tenho um apelo: se não vai ajudar, por favor, não atrapalhe! O assunto é extremamente sério, e caso a massa política não manifeste, cabe a nós cidadãos mortais e comuns nos fazer ouvir, por meio das ruas e internet (mais cômodo para o político no seu gabinete), porém façamos algo. E em relação aos haitianos que já estão na cidade, vamos tratá-los com mais humanidade, afinal perante Cristo somos todos irmãos.


Fillipy Sampaio
Revisão de texto: Mônica Figueiredo, jornalista Em Tempo